Oficina 1 - Programação aberta

Oficina de Fotografia de Cinema, para mulheres, com Alícia Peres

14 e 15/12 – das 10h30 às 13h30

Local:

Oficinas no Circo Escola Edgar Cabide

Localizado dentro do Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes

25 vagas - inscrições pelo formulário*

Nesta oficina de Fotografia para Cinema vamos discutir passos e técnicas avançadas para ampliar possibilidades e horizontes da nossa criação independente. Recursos comuns presentes em grandes produções e pré-produções cinematográficas como comando de foco, movimentos de câmera avançados, roteiro prévio e ordem do dia são exemplos de possibilidades que discutiremos para também refletirmos ao redor da pergunta: qual cinema queremos fazer?

Leve seu equipamento para prática, seja ele câmera ou celular.

Faça sua inscrição por aqui!

*As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Sobre a oficineira

Graduada em Jornalismo pela PUC-SP e Mestra em Cinematografia pelo Programa Erasmus, atua como produtora independente de imagens em projetos de documentário e ficção. Alícia foi Produtora Executiva e Diretora de Fotografia do filme Light Up (Kialtás), uma produção com parcerias no Brasil, Hungria e Alemanha selecionada pelo Festival Fríss Húss, com estreia realizada em Junho de 2023. Entre suas produções recentes destaca-se a Direção da plataforma de conteúdos Cria Coragem, ficções e documentários ao redor da proteção às Infâncias e a Direção de Fotografia da série Seus Olhos, disponível na Amazon Prime. Desde 2008 atua nos núcleos artísticos do Impulso Coletivo, Coletivo Quizumba, Coletivo Nós, Madalenas e Dual Cena Contemporânea.

ALICIA_PERES_VERTICAL

Para se inscrever, preencha o formulário: 

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
VOCÊ TEM DISPONIBILIDADE PARA PARTICIPAR DOS DOIS DIAS DE OFICINA?

Oficina 2 - Programação aberta

Oficina de Som Direto e Escuta Sensível, com Luíza Akimoto

23/01 – das 19h às 22h

Local:

Oficinas no Circo Escola Edgar Cabide

Localizado dentro do Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes

25 vagas - inscrições pelo formulário*

Quer aprender como o som transforma a experiência audiovisual?
Nesta oficina, direcionada para mulheres, você terá a oportunidade de experimentar na prática o processo de captação de som direto, essencial para qualquer produção audiovisual, seja em filmes, séries ou comerciais. Vamos abordar o uso de equipamentos básicos como microfones e gravadores em ambientes internos e externos, mostrando como capturar diálogos, ruídos e sons ambientes de forma eficiente.
Além disso, você participará de um exercício prático de escuta sensível, onde será convidado a perceber os sons sutis ao seu redor, desenvolvendo uma percepção apurada e consciente da paisagem sonora. Esse exercício é fundamental para quem busca aprimorar suas habilidades e entender como o som pode enriquecer e transformar as narrativas audiovisuais.

Faça sua inscrição por aqui!

*As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Sobre a oficineira

Luiza Akimoto, originária da Brasilândia, periferia de São Paulo; profissional dedicada à exploração das fronteiras do som e do design sonoro. Sua formação especializada em trilhas para vídeo e cinema pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, aliada à experiência em Sonoplastia na SP Escola de Teatro e ao título de Técnica Audiovisual pelo Inc - Instituto de Cinema, moldaram uma carreira única. Com mais de 5 anos de atuação, Luiza tem contribuído ativamente para o cenário audiovisual, deixando sua marca na criação sonora de produções musicais, audiovisuais e performances ao vivo. Além disso, sua expertise é aplicada com em projetos comerciais, corporativos e publicitários, onde dá vida a anúncios, produtos e eventos. Acredita que o som é uma poderosa forma de contar histórias e se considera uma verdadeira exploradora sonora, dedicada a redefinir o papel do som no universo audiovisual contemporâneo. Seu repertório único combina técnicas afiadas com criatividade, resultando em experiências auditivas imersivas.

Oficineira Luiza Akimoto - som direto

Para se inscrever, preencha o formulário: 

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Oficina 3 - Programação fechada

Oficina de introdução ao cinema, com Izah Neiva

29/11

Local:

Oficina na Escola Estadual Vereador Luiz Alexandre dos Santos – Jd Bandeirantes 

A oficina visa apresentar a produção cinematográfica para iniciantes, passando pelas principais funções e etapas do processo.

Sobre a oficineira

Izah Neiva é graduada em gestão financeira, especialista com MBA em Cinema, licenciada e bacharel em teatro. Diretora, Produtora, Atriz e Roteirista. Está na sua sexta direção de curtas-metragens com premiações no Brasil e no exterior. Prêmio de Produção em editais públicos dos roteiros de sua autoria: O MENINO DA MOEDA 2020, SÔNIA 2024, ESCUTA 2024. Fez direção de produção da 1° temporada do Reality Hellmann”s eBurguer League, e produtora de finalização do longa Aeroponto, direção Tico Barreto. Foi jurada da 16ª edição do LABRFF, principal festival de cinema para Brasileiros em Los Angeles. Teve o privilégio de dirigir atores e atrizes conhecidos por grande público, como: Teca Pereira, Babu Santana, André Ramiro e Thais Cabral. Como atriz, além de atuar no teatro e campanhas publicitárias curtas-metragens, fez participações nas séries: "PSI" (HBO).. José e Durval (Globo Play). Spyder (Paramont). 4° temporada de Sintônia (Netflix).

Oficineira - Izah Neiva - introdução ao cinema

Oficina 4 - Programação fechada

Oficina de fotografia para cinema para mulheres assentadas, com Alícia Peres

06 e 07 /12 

Local:

Oficinas no Assentamento Dom José Balduíno

ALICIA_PERES_VERTICAL

Oficina 5 - Programação fechada

Oficina de som direto para mulheres assentadas, com Luíza Akimoto

13/12 

Local:

Oficinas no Assentamento Dom José Balduíno

Oficineira Luiza Akimoto - som direto

Oficina 2

Workshop de cinema - história da perspectiva feminina no cinema

03/05 (sexta-feira) das 15h às 18h

Local: Casa de Cultura Marielle Franco – Franco da Rocha/SP

Sem necessidade de inscrição prévia;

Oficina destinada à mulheres.

Sobre a Oficina

Perspectiva feminina, enfatizando as artistas mulheres que tem participação na história da sétima arte e que, muitas vezes, têm suas trajetórias invisibilizadas, já que temos acesso a uma história do cinema muito eurocentrada e masculina, sem protagonismo de mulheres na pré, produção e pós-produção de obras audiovisuais. Também serão bordadas produções de países fora do circuito cinematográfico que estamos acostumadas, pensando em expandir um saber voltado à decolonialidade cinematográfica.

Artes-OficinasAbertas - 3